.::: BLOG DO JOTINHA :::.

9º BATALHÃO DOS BOMBEIROS DE VARGINHA TEM NOVO COMANDANTE: É O TENENTE-CORONEL JULIO CÉSAR TOFFOLI

outubro 8th, 2019 · No Comments · Sem categoria

Hoje pela manhã vindo de Belo Horixonte, o tenente-coronel BM Julio César Toffoli assumiu oficialmente o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sediado em Varginha.

Ele substitui o também Coronel BM Alexandre Humia Casarin que foi designado para comandar a corporação de Governador Valadares.

A transmissão do cargo aconteceu na sede do batalhão e foi presidida pelo Coronel BM, Erlon Dias do Nascimento Botelho, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Além de outras da corporação que acompanhavam o Coronel Erlon, se fazia também presente também o Coronel Giuvaine Barbosa de Moraes, titular do 6º Comando Operacional que tem sede em Poços de Caldas.

A cerimônia foi acompanhada pelo prefeito Antonio Silva, pelo presidente da Câmara Municipal, Dudu Ottoni e seu colega vereador Zué do Esporte além de outras autoridades municipais de diversas instituições.

Também o Comandante da 6ª Região da Polícia Militar, Coronel Leander Tostes de Castro Souza e do comandante do 24º BPM de Varginha, Tenente Coronel Marcos Serpa de Oliveira. São Lourenço foi a única cidade da região que marcou presença no evento prestigiando a posse do novo comandante através da prefeita Célia Shiguematsu Cavalcanti Freitas Lima.

Depois do protocolo de praxe o ex-comandante, o atual comandante e o coronel Erlon falaram aos presentes.

CORONEL ALEXANDRE

O Tenente Coronel Alexandre Humia se disse agradecido a Deus por ter podido corresponder à confiança nele depositada pelo comando geral do estado para dirigir o 9º BBM de Varginha.

Agradeceu seus superiores, as parcerias com a Polícia Militar, às autoridades políticas e judiciárias e da segurança pública, ao SAMU e à 7² Cia Independente da PM por todo o apoio recebido no atendimento às ocorrências, aos treinamentos, à reforma do NAIS, salvamento montanhoso e todos os outros programas que foram aplicados.

Lembrou de seus pais, sêo Sebastião e dona Marília pelo berço dos ensinamentos recebidos e exaltou dona Luciana, sua esposa, presente, bem como o filho Artur, pelo apoio, companheirismo e cumplicidade familiar que é o combustível que o move na sua profissão e na sua vida cidadã.

Muito querido entre os seus ex-comandados e com ótimo trânsito em toda a cidade, se disse muito contente, repetiu, em ter estado em Varginha e que aquele momento era de agradecimento.

O NOVO COMANDANTE

Tendo um nome tão comentado no atual momento político brasiLeiro, por causa do “Toffoli” do Ministro Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal, o novo comandante não escapou de algumas brincadeiras em relação à sua autoridade. Afinal de contas o nome Toffoli hoje é muito forte.

Depois de saudar o Coronel Erlon e o Coronel Tibúrcio, Corregedor do Corpo de Bombeiros, também presente, universalizou os cumprimentos a todos mostrando ser direto e enfático.

Disse da honra de estar assumindo o comando da unidade operacional sabendo dos desafios que virão. Relembrou a década de 90 quando o jovem recém-saído do Colégio Tiradentes, com sonhos e desejos, tinha fascínio pela demonstração de coragem, respeito pelo próximo e amor à vida dos heróicos soldados do fogo.

Da fascinação passou a ser sua profissão pois mostrou por ser um soldado bombeiro começando lá embaixo e agora se vendo comandando um batalhão inteiro. Citou Clarice Lispector, escritora ucraniana radicada no Brasil, que disse que “QUEM CAMINHA SOZINHO PODE ATÉ CHEGAR MAIS RÁPIDO, MAS QUEM CAMINHA ACOMPANHADO, COM CERTEZA CHEGARÁ MUITO MAIS LONGE”.

– Sempre fui afortunado de ter boas amizades e boas companhias desde minha tenra idade, disse ainda.

Citou sua mãe Neiva e o saudoso pai Brand, bem seus irmãos Jackson e Jussara presentes na oportunidade, agradecendo a todos pelo direcionamento recebido para percorrer um caminho e construir a sua trajetória.
– Maria Inês, minha esposa aqui presente com minhas filhas Juliana e Julia, são para mim, o soldado bombeiro, o porto seguro, e ela sabe ser mão, esposa e comandar nossa família com muita ternura e carinho.
A construção da sua história também passou pela vida na caserna onde não foi diferente. Seus superiores, pares, subordinados, muito contribuíram para a construção do seu perfil profissional, revelou.

Fez questão de destacar a Corregedoria do Corpo de Bombeiros sua última unidade onde desempenhou funçõs tratando-a como Unidade de Vanguarda.

Tanto seus superiores quanto sua equipe lhe permitiram ótimas condições de trabalho levado-o a desenvolver o o espírito de liderança, gestão, aspectos técnicos e comportamentais, sendo que tudo isso será de grande valia agora que assume o comando de uma unidade operacional, no caso o 9º Batalhão BBM.

Referiu-se ao seu antecessor, Coronel Alexandre, de ter realizado um trabalhão diferenciado pois passou pelo período dos incêndios florestais comprovando a eficiência e o compromisso dos combatentes do fogo.

Ao Coronel Erlon, pediu que levasse seus agradecimentos ao alto comando pela confiança na sua indicação, pedindo ainda que transmitisse aos seus superiores que fará o melhor para que a corporação continue a ser reconhecida pelo seu alto padrão de eficiência não só no cenário nacional mas também internacional indo de Brumadinho à Amazônia chegando à Moçambique atingida pelo flagelo de uma grande enchente.

Agradeceu aos integrantes do 9º BBM pela preparaçãoda cerimônia, aos representantes da Fundação SALVAR e ao exército que enviou a Banda da Esa para abrilhantar o evento sob o comando do maestro, Sub-Tenente Gonzaga.

E finalmente se dirigindo aos seus novos comandados, sabida tropa de reconhecido valor, se disse orgulhoso de estar à frente da unidade, pactuando que chegarão juntos no mais longe de suas missões na busca permanente de manter a excelência da atuação do 9º BBM.

FALA DO CORONEL ERLON

Representando o comando do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o sub-comandante da corporação Coronel Erlon fez uma explanação da nova cara dos bombeiros mineiros.

Segundo ele, a corporação passou por uma modernização e adaptação aos novos tempos, sendo hoje uma organização reconhecida e aplaudida.

Lembrou a presença dos bombeiros em Brumadinho, depois nas queimadas da Amazônia e finalmente nas cheias terríveis de Moçambique.

– Em todos estes lugares pulsou o sangue de nossos soldados do fogo, asseverou. Por isso nos orgulhamos de compor esta corporação.

Destacou o âmago familiar do comandante que sai e do comandante que chega para o 9º BBM, enfatizando a importância da família na vida de um bombeiro.

aO coronel Alexandre, designado para governador Valadares recebeu elogios pela sua devoção à farda laranja e o tenente-coronel Toffoli também foi mencionado como um profissional dedicado e ético, que certamente comandará com lucidez a unidade que assume, sabendo ser ao mesmo tempo austero e justo dignificando os ideais da corporação que orgulha Minhas Gerais e é admirada no Brasil e fora dele.

ENCERRAMENTO

Na sequência aconteceram as evoluções de praxe em cerimônia do gênero para depois o Coronel Alexandre receber mimos de reconhecimento e recordação de sua passagem por Varginha.

O primeiro, através do sub-comandante do 9° BBM Capitão BM Mauro Martins da Silva acompanhado do Tenente Roberto Salles Marangão e do Cabo Talison Barbosa.
O segundo, do 3° Sargento BM Sirlei da Silva representando todos os militares da unidade.

Ainda, a esposa do coronel Alexandre, Luciana Lanini Cardoso bem cmo dona Maria Inês Carvalho Filardis Tóffoli, esposa do novo comandante receberam buquês de flôres.
Uma por ter sido suporte e apoiadora do ex-comandante e outra por chegar a Varginha ao lado do novo comandante, pela caminhada que se inicia, e também como boas vindas ao casal.

QUEM É O NOVO COMANDANTE

O Tenente Coronel Julio César Tóffoli tem 41 anos,. É filho de Brand Tóffoli e Neiva Maria Cantruti Tóffoli. Nasceu em Barbacena e é caso com a senhora Maria Inês Carvalho Tóffoli tendo as filhas Juliana e Julia.

Sua formação se fez no Curso de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Graduou-se em Direito pela Universidade Presidente Antonio Carlos. Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Faculdade Del Rey. É também pós-graduado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e pela Academia de Bombeiros Militar

CARREIRA

Em 1.997 ingressava no Curso de Formação de Oficiais. Em 2000 foi declarado aspirante a oficial. Em 2001 promovido a 2º Tenente PM. Em 2002 promovido a 1º Tenente PM. Em 2004 promovido a Capitão BM em 2015 a Major e em 2018 a Tenente Coronel BM.
Serviu na Corregedoria do Corpo e Bombeiros Militar de Minas Gerais, na Academia de Bombeiros Militar, no 9° Batalhão da Polícia Militar de Barbacena e no 32º Batalhão de Polícia Militar de Uberlância até chegar hoje, ao comando do 9° BBM de Varginha.

O jornalista Jota Junior esteve presente representando o Facebook Jota Junior Varginha, o Blog do Jotinha.Com e o jornal O ARAUTO.

Acompanhem os flagrantes do evento

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment