.::: BLOG DO JOTINHA :::.

CASAL DO BAIRRO TRÊS BICAS EM VARGINHA SERVE MAIS DE MIL MARMITEX GRATUITAMENTE TODOS OS ANOS

outubro 12th, 2020 · No Comments · Sem categoria

Tudo começou com uma promessa de dona Ivana Maria de Oliveira Silva, mulher simples, do lar, que fez um pedido a Nossa Senhora Aparecida e alcançou a graça como ela explica.

Eu estive hoje no bairro Três Bicas, precisamente na casa de número 46 da Rua da Fonte. Encontrei ali um exército de pessoas, a grande maioria de jovens, moças e rapazes, todos voluntários. Na cozinha um pelotão de alegres cozinheiras se revezando nas atividades e lá no fundo até uma churrasqueira.
Dona Ivana tem a parceria do marido, Ademir Santiago da Silva, servidor público municipal lotado na Secretaria de Educação. Como dona Ivana me contou, com a ajuda ainda da filha Sabrina de Oliveira Silva e a colaboração de sua mais, dona Vera Maria de Oliveira e também da tia Nilza Maria Monteiro, tudo começou pequeno, que seria uma ação para atender crianças.
– Olha, foi assim. Eu o Ademir, a Sabrina, minha ,mãe e minha tia nos juntamos e começamos há 5 anos e fazer estes pratos e servir junto com guloseimas. Nossa intenção era distribuir para as crianças. Mas os adultos começaram a aparecer. Mesmo assim não era muita gente e nós levávamos o restante para as praças e bairros para entregar a família carentes.
Dona Ivana revela que ano passado bateram o recorde: 1.500 refeições.
– Começou a crescer o número de pessoas que vinham aqui em casa e por isso deixamos de atender aos bairros e às praças. No ano passado foram 1.500 marmitex, mas este ano fizemos 1.250.
Lógico que a Pandemia do Coronavírus pegou todos de surpresa mas mesmo assim essa família abnegada e abençoada não esmoreceu e no momento em que eu me encontrava na residência de dona Ivana, cerca de meio dia e meia, havia uma multidão lá fora (foto anexa) lembrando que a distribuição começou mesmo ás 11.30.
E dona Ivana explica mais:
– Isso aqui é outro milagre que está acontecendo, quem vem acontecendo. Veja você que para pagar minha promessa, a gente guarda dinheiro o ano inteiro, mas lógico, não dá para pagar tudo isso. Mas começaram a aparecer anjos daqui e dali que viram o nosso trabalho e quiseram participar, ajudando, fazendo doações para proporcionar que fizéssemos isso deste tamanho.
Dezenas e dezenas de voluntários que andavam pela casa toda, vieram aos poucos se junto ao casal para ajudá-los.
– Olha que a gente não convidou ninguém,. A gente achou que era nós que tínhamos que cumprir a promessa. Mas assim como apareceram os doadores que nos ajudam muito, surgiram pessoas que chegaram prá gente e perguntaram se poderiam ajudar. E veja quanta gente está aqui hoje. São pessoas de bom coração, devotos de Nossa Senhora, que nos ajudam em todas as tarefas para que as refeições estejam prontas para serem entregues na hora que marcamos.
Todos os anos, e os que me lêem e me acompanham sabem disso, mostro o trabalho destas pessoas, famílias inteiras, geralmente de poucas posses que na data em que se comemora junto o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora, servem gratuitamente centenas de refeições em forma de generosos marmitex aos mais simples, aqueles que batem à porta de suas casas para receber o alimento.
– Não temos organização para distribuir as refeições/marmitex. Quem aparecer aqui na porta da minha casa é servido, diz dona Ivana.
E parece que os marmitex se multiplicam porque tem pessoas que levam 3, 4 e até 5 refeições.
Perguntei a dona Ivana que pode haver pessoas levando marmitex demais. Ela respondeu:
– Fica na consciência de cada um. Se pedem para levar para pessoas que ficaram em casa, entregamos de bom coração.
Cardápio
O cardápio segundo sêo Ademir, é o mesmo desde quando começou. Geralmente estes marmitex solidários são compostos de cinco ítens. Mas ali são seis. Isso porque além do Arroz Branco, Tutu, Macarronada, Maionese e Frango a Passarinho, sêo Ademir faz questão de incluir linguiça de churrasco. Prova disso é que lá no alpendre dos fundos da residência, há duas generosas churrasqueiras com linguiça. Uma de porco e outra de linguiça de frango.
O bairro Três Bicas apesar de se situar no centro da zona urbana, próximo 300 metros da avenida Rio Branco, a principal da cidade, é um bairro simples e habitado por gente humilde e de pequenas posses. Mas nada que impede que uma família abençoada pois dona Ivana recebeu as bênçãos quando pediu graças à anta de sua devoção, realize a maior distribuição de marmitex solidário de toda a cidade na porta de uma residência. Ano passado foram 1.500 e este ano “‘apenas 1.250”.
Detalhes
Na garagem de entrada da casa há um pequeno altar com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, velas e flores dedicadas á santa.
E lá dentro espalhados por vários cômodos centenas de marmitex esperando a hora de serem enchidos e entregues ás pessoas que aguardavam lá fora e muitas outras que iam chegando.
Contente por seu projeto ter sido motivo de uma bonita reportagem ano passado na EPTV-Globo, dona Ivana me agradeceu pela presença e me fez um pedido. Que eu divulgasse que ela pretende fazer ano que vem 2.000 marmitex, mas para isso precisa de um fogão industrial e um freezer vertical. Com estes equipamentos ela poderá ter mais mobilidade para cozinhar pois hoje tudo é feito em fogão simples, assim como o freezer será uado para ir guardando as coisas que vai ganhando antes da data, e que tem que estar em temperatura exigida.
Eu disse a dona Ivana, que os anjos surgem de onde menos se espera. Dali mesmo eu liguei para um empresário que me pediu que transmitisse a ela que o fogão ela já ganhou. No ano que vem o fogão com o qual ela sonha já está garantido.
Fica faltando o freezer. Mas como repeti a dona Ivana, tem tempo ainda e ela certamente vai ganhar muito mais porque os anjos estão por aí e quando menos se espera elas batem à porta de residências abençoadas como a do casal Ivana e Ademir para anunciar boas notícias.
Tenho o imenso prazer de retratar em texto e fotos o maravilhoso exemplo de dona Ivana, sêo Ademir, a filha Sabrina, sua vó dona Vera e Tia Nilza, de todo aquele pequeno exército de solidários e generosos colaboradores e colaboradoras, que auxiliados por uma legião de querubins que são os doadores e doadoras, que conseguiram certamente fazer a alegria de muita gente no dia de hoje, que talvez não teriam nada no prato para comerem.
Apesar das dificuldades impostas pela situação econômica do nosso país em decorrência do mal que fizeram com ele e da maldosa pandemia que judiou de tanta gente, há pessoas que se superam e se transformam em gigantes a partir da sua fé e da sua determinação. Dona Ivana, sêo Ademir e a Sabrina são alguns desses exemplos.
Vejam nas fotos alguns flagrantes que colhi hoje desse pessoal magnífico da Rua da Fonte do Bairro Três Bicas.
(Texto e fotos – Jota Junior)

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment