.::: BLOG DO JOTINHA :::.

EX-DEPUTADO VARGINHENSE EDUARDO OTTONI RECEBE HOMENAGEM NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PELOS 30 ANOS DA ATUAL CONSTITUIÇÃO MINEIRA.

setembro 20th, 2019 · No Comments · Sem categoria

Dias atrás, Eduardo Ottoni, que já foi vereador em Varginha, presidiu a Câmara, foi prefeito e também deputado estadual, acompanhou Dudu Ottoni a Diamantina onde o atual presidente da Câmara Municipal, seu filho, Eduardo Benedito Ottoni Filho foi receber a Medalha JK.

Ontem à noite na Assembléia Legislativa em Belo Horizonte, foi o filho, Dudu Ottoni quem ciceronou o pai.

É que há 30 anos passados quando era parlamentar na legislatura 1.987/1991, Ottoni pai ajudou a escrever a atual Constituição do Estado de Minas Gerais como deputado constituinte.

Mais que a emoção da homenagem, Ottoni me disse ao telefone após o evento que aconteceu ontem a partir das 20 horas, que ficou feliz em rever velhos amigos e companheiros, como Bonifácio Mourão, longevo parlamentar, prefeito de Governador Valadares por diversas vezes, que foi o Relator da Constituição que Ottoni ajudou a moldar e que dita a vida mineira até os dias de hoje, 30 anos após elaborada.

A sessão festiva e histórica levou à capital do estado a maioria dos deputados daquela legislatura. Presidida pelo deputado Agostinho Patrus Filho, o encontro foi realmente histórico. Como histórico o é o legendário deputado Samir Rhanus e o não menos histórico, João Batista Rosa.

Assim como todos os seus companheiros ainda entre nós, o ex-deputado constituinte Eduardo Benedito Ottoni ganhou uma cópia da Constituição com capa vermelha, inscrição em dourado com seu nome gravado na capa.

O deputado varginhense teve ainda a visão de sua face quando era deputado, atualmente exposta como todos os outros parlamentares que passam pelo parlamento mineiro, exposta na galeria de ex-deputados.

Mas com uma diferença histórica e memorial: a sua “turma” foi Constituinte.

– Motivo de orgulho para mim que estou começando agora, também me disse o presidente da Câmara Dudu Ottoni pelo zap. Ser filho de um pai que ajudou a escrever a história do estado em que nasci diz muito para um político principiante como eu.

Veja que a história acontece assim, continuou ele. Há dias foi ele que me acompanhou a Diamantina onde fui agraciado com a Medalha JK . Criada em função da manutenção da Casa de JK, um museu com roupas, móveis, utensílios, fotos e documentos do ex-presidente mineiro, instituição esta que teria desaparecido não fôsse meu pai ter interferido e acrescentado na nossa constituição estadual, a obrigatória ajuda oficial do governo do estado para a preservação de da memória.

Finalizou dizendo que viu seu pai parecendo um menino, sorrindo, recebendo abraços dos antigos colegas, com o exemplar cunhado com seu nome em seu colo, pois para quem não sabe, o ex-deputado constituinte de Varginha em função de problemas físicos hoje não pode se locomover soberanamente, razão de o fazer sobre uma cadeira de rodas.

Fotos:
01- O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Agostinho Patrus Filho, vai até onde está Eduardo Ottoni, entregar seu exemplar da Constituição Mineira -que ele ajudou a escrever-, com seu nome gravado em letras douradas na primeira página do documento ricamente imprsso.

02- Ottoni pôde ver seu rosto gravado nas paredes de mármore da Assembléia, mostrando como era quando escreveu a constituição do estado há 30 anos.

03- Cada parlamentar presente no evento e que também esteve presente no plenário da Assembléia há 30 anos recebeu uma recordação do documento que ajudaram a escrever há 3 décadas.

04- Os nomes de todos os parlamentares da histórica legislatura 1.987/1993.

05- Ottoni com o amigo Bonifácio Mourão que foi o relator da Constituição Mineira.

06- Dudu Ottoni, o pai Eduardo e o lendário deputado Samir Thanus.

07- Ediardo, Samir Thanus, o histórico deputado João Batista Rosa e o ex-deputado e ex-prefeito de Contagem, Ademir Lucas.

08- Dudu faz selfie do palco onde seu pai seria homenageado. Será que o presidente da Câmara Municipal de Varginha pretende seguir o mesmo caminho?

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment