.::: BLOG DO JOTINHA :::.

“FUNDAÇÃO CULTURAL DE VARGINHA LANÇA LIVRO SOBRE RECEITAS MINEIRAS TRADICIONAIS

agosto 19th, 2019 · No Comments · Sem categoria

Cerca de 60 pessoas participaram na manhã desta segunda-feira (19/08) do lançamento oficial do livro “Cozinha das Geraes: sabores segredos e tradições”. A iniciativa da Prefeitura de Varginha, executada pela Fundação Cultural, faz um resgate de 34 deliciosas receitas que marcam a culinária em Minas Gerais.
De acordo com o prefeito em exercício, Vérdi Lúcio Melo, “muitas das receitas antigas ainda prevalecem até hoje, pois se tornaram tradições do nosso povo. Este livro nos traz uma reflexão para que nós consigamos revelar algum produto em Varginha que possa destacar a nossa cidade no cenário econômico”.

O evento compõe a programação da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural, que este ano traz o tema Culinária e Patrimônio. O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, disse que a publicação é apenas uma das muitas ações que vem sendo desenvolvidas para proteger as tradições. “Nós falamos muito aqui da importância do resgate, da difusão e também do patrimônio cultural da cidade. Esse livro faz parte da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural e traz receitas que tem mais de 300 anos de história, preservando estas tradições”.

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, estava levando dois livros para fazer as receitas em casa. “Parabéns a toda a equipe da Fundação Cultural e ao superintendente, Lindon Lopes. Vou entregar para a minha mãe e para a minha esposa, para que a gente possa fazer no final de semana estas comidas gostosas que só a cozinha mineira tem”, afirmou Dudu Ottoni.

Ainda no lançamento, o chefe de cozinha e professor universitário, Ricardo Lúcio Martin, fez uma palestra sobre a culinária em Minas e como ela continua marcando a história do povo mineiro. “Eu como chefe já testei duas receitas do livro e elas deram certinho. Elas estão extremamente aprovadas”, elogiou o chefe.

Além dos pratos, o livro contém curiosidades sobre algumas guloseimas e ainda frases de chefs e historiadores. Inclusive, o prefácio foi elaborado pelo historiador José Roberto Sales, presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

André Yuki, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Varginha e chef do Água Doce Cachaçaria, o livro “promove uma valorização muito grande não só para o público, mas também para os chefes de cozinha, que podem ter acesso à história da riquíssima gastronomia mineira”.

A tiragem é de 1.000 exemplares e terá distribuição gratuita. Os interessados devem procurar a sede administrativa da Fundação Cultural, que funciona na Estação Ferroviária, ou ainda o Museu Municipal. Além disso, a publicação será disponibilizada no site da Fundação Cultural em www.varginhacultural.com.br.

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment