.::: BLOG DO JOTINHA :::.

HOJE TEVE CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS NO BAIRRO NOVO TEMPO

dezembro 16th, 2017 · 2 Comments · Sem categoria

Mais uma vez, graças à ação do vereador Cláudio Abreu, que além de advogado e professor universitário, é amigo e defensor dos animais. aliás, nicho que o levou à Câmara com uma votação esplendorosa, a Associação Mãos Amigas, de São Lourenço esteve em Varginha neste sábado quando efetuou a castração de 70 animais no bairro Novo Tempo.


A auxiliá-lo A dedicada Eliana Braga bem como Karina Gazolla, que tive o prazer de conhecer pessoalmente pois também é minha amiga aqui no face. É outra incansável defensora dos animais e ativista da causa animal. Estava ali dando a sua colaboração.

Entre cães e gatos, as inscrições feitas semana passada., atingiram 110 animais. Do total, 70 foram levados para a castração.

As cirurgias foram realizadas dentro do Centro Cirúrgico montado dentro de um ônibus da instituição, que percorre todo o Sul de Minas. A equipe cirúrgica estava composta de três médicos veterinários, três auxiliares, dois responsáveis pela Tricotomia e um terceiro que cuidava de toda a lavagem e higienização dos aparelhos e instrumentos.

Vale lembrar que a Trocotomia consiste na lavagem e raspagem do local receberá a intervenção, bem como preparar os animais para as cirurgias com a devida anestesia final. Lá fora, no momento da pesagem e entrega dos animais pelos seus donos, cada um já recebera uma anestesia primária para deixá-lo grogue para a Trocotomia.

A anestesia cirúrgica destina-se a impedir que os animais sintam dores e outros incômodos durante o processo de castração.

No total segundo o chefe do grupo e presidente da Mãos Amigas, o Dr. Roberto Ramirez, sua equipe se compõe normalmente de 20 profissionais. Hoje, em Varginha sua equipe se compunha de 16 pessoas.

Estive na creche do Novo Tempo onde o “hospital” estava estacionado. Lá estavam o vereador Cláudio Abreu acompanhando todos os procedimentos juntamente com o Dr. Roberto, aguardando o prefeito em exercício Verdi Melo que prometeu estar presente.

Dr. Roberto me explicou que agora tem o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que através da Ong Ajuda, de Belo Horizonte com quem tem uma parceria, destina recurso para custear as despesas com todos os profissionais utilizados neste programa que ontem estava em Piranguinho, e de Varginha estará amanhã em Cambuquira, depois Dom Viçoso e Piranguçu, seguindo por um agenda de 24 cidades já determinadas.

Informou ele que finalmente o governo do estado volveu os olhos para o trabalho que realizam a Mãos Amigas e a Ajuda através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente graças ao apoio e interferência determinante do deputado Noraldino Junior, ele próprio um defensor da causa animal.
Por seu turno, o vereador Cláudio Abreu me explicou que a ação contou com o apoio da Prefeitura de Varginha que mais uma vez repassou recursos para a logística do trabalho, qual seja, gasolina, alimentação e hospedagem da equipe Coisa pequena de pouco mais de R$ 2 mil.

Tudo isso permitiu que todas as 70 castrações fossem totalmente gratuitas, proporcionando o acesso de pessoas pobres ao processo de castração de seus cães e gatos.

A castração além de acalmar os cães e gatos, evita acidentes principalmente na época do cio.

No caso dos felinos (gatos) o principal motivo para realizar a castração é para evitar a saída deles. Geralmente, o gato ou a gata que não são castrados saem muito para marcar território, para procurar parceiros, e, nessas saídas, podem acontecer atropelamentos, acidentes e intoxicação. Por isso é bom castrar para evitar essa vida boêmia, já que a libido do animal diminui”, explicou o veterinário.

Já a castração de cachorros evita uma série de complicações, e principalmente serve para evitar doenças como câncer de próstata, para os machos, e para as fêmeas evita infecções no útero, tumor de mamas e tumor de ovário. A castração vale para os dois. Os cães ficam menos agressivos menos possessivos e menos ciumentos com relação ao dono; para os cães machos, evita que eles fiquem marcando território e, por isso, não urinam em vários locais da casa.

Segundo a veterinária, a castração hoje é realizada por procedimento cirúrgico. Existem várias técnicas, uma delas é feita uma incisão na bolsa escrotal e é retirado os testículos no caso dos animais machos. Com fêmeas é feito uma incisão na cavidade abdominal e depois retirado o útero e os ovários. Ainda de acordo com médicos, é preciso se atentar o aos cuidados com o animal castrado, e principalmente com hábitos depois da recuperação cirúrgica.

Por fim, é bom colocar que a castração evita a proliferação de animais numa região periférica, contribuindo para a tranquilidade dos moradores do populoso bairro, evitando que, pela sua quantidade, os animais sejam maltratados e se sujeitem a acidentes e ataques do ser humano.

Ao chegarem á creche, os donos e donas de cães e gatos conferem a sua inscrição. Depois são levados a uma balança para saber seu peso, que determinará a dose da anestesia inicial que fará o animal “dormir”. Dali ele é levado ao centro cirúrgico.

Após a intervenção (castração), ele é levado a uma mesa para que seja fotografado com o dono segurando o prontuário. Tal procedimento é necessário para a prestação de contas junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente como evidência de que os recursos liberados pelo governo estão sendo devida e profissionalmente utilizados.

Na sequência são encaminhados a uma sala de recuperação onde ficam sedados até retornarem a si. Cães levam segundo o Dr. Roberto, de 40 minutos a 1 hora para se recuperarem da anestesia. Já os gatos vão de 3 a 4 horas segundo o mesmo.

Por fim, antes de deixarem o local, os proprietários dos animais, e aí juntamente com seus filhos, ouvem atentamente uma ampla preleção sobre os procedimentos obrigatórios para que os animais se recuperem bem até a devida cicatrização final do local da cirurgia.

Ao saírem, os donos dos animais recebem uma cartilha de proteção animal intitulada “Manuel do Tutor Responsável e Bem Estar Animal” enquanto as crianças recebem a “Cartilha Educativa do Meu Amigo Pet”.

Ambas as publicações são da Ong Ajuda com o apoio do governo do estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Vale lembrar que durante todo o tempo um “televisor gigante” mostra a política de proteção animal do meio ambiente e o trabalho da Ong Ajuda e da Associação Mãos Amigas em outras cidades visitadas. Assim como todo o trabalho feito hoje em Varginha comporá o roteiro da exposição que será visto por pessoas de outras cidades durante as mesmas atividades que a Mãos Amigas desenvolve por todo o Sul de Minas.

 

Informa o vereador Cláudio Abreu que foram efetivamente castrados 68 animais sendo que todos ganharam gratuitamente também o medicamento pós operatório. E que o “Projeto Novo Tempo” começou às 6,30 da manhã e só terminou agora pouco às 20,30. Foram 14 horas ininterruptas (fora almoço) de trabalho.

Vejam uma sequência de fotos do trabalho do vereador Cláudio Abreu bem comi da Associação Mãos Amigas no mutirão de castração gratuita de hoje no bairro Novo Tempo, em flagrantes colhidos pessoalmente pelo jornalista Jota Junior (Jornal O ARAUTO e Blog do Jotinha.Com).

Tags:

2 Comments so far ↓

  • MAURO

    Bom dia Jota, fiquei feliz de poder ver vc dando atenção ao pessoal do projeto Semente Viva no bairro cruzeiro do sul, mas achei tbm que vc iria publicar algo sobre o evento que vc esteve ontem. Contamos com vc, pois esse tipo de iniciativa voluntario em nossa cidade não tem tido apoio nenhum.

    • Jota Junior

      Boa noite Mauro. Realmente eu faria uma bela reportagem. Mas fui ao Carvalhos complementar porque a entidade de vocês estava lá também. Entretanto, a presidente de vocês, que estava lá, me disse que ela teria que me explicar como é o trabalho de vocês. Eu disse que já tinha entrevistado a professora lá no Cruzeiro do Sul (esqueço o nome dela agora) e então ela me disse que eu teria que ouvi-la. Tudo bem. Fiz fotos lá, achei bacana. Havia mais duas instituições com a associação de você: a Eu escolhi Amar e a Dente Kid’s. Eu ia no caro buscar um jornal para mostrar à presidente de vocês mas então uma mocinha da “Eu escolhi amar” me cham,ou e me pediu que não publicasse nada porque só permitiam publicar alguma coisa se passasse por ela porque ela cuidava do setor de comunicação. E se eu quisesse publicar alguma coisa teria que fazer o texto e enviar a ela para ela corrigir e me devolver. Achei uma palhaçada. Deu até a impressão que vocês estão fazendo alguma cosia errada porque não pode publicar daqui não pode publicar dali. Eu fui à região fazer uma matéria da castração de cachorros e cães lá na Creche do Cruzeiro do Sul. Por acaso passei perto da tenda de vocês e até achei que era de ciganos ou gente morando embaixo. Foi então que parei lá e vi aquela coisa bacana que estavam fazendo. Queria ajudar vocês divulgando este trabalho que ninguém conhece.

      Depois de colher todo o material fotografar tudo me vem o pessoal lá do Carvalhos -que nem nascidos eram quando eu já era jornalista) achando -acho- que eu tornaria público coisas que eles não queriam que divulgasse. Você me conhece e sabe que eu faria uma bela reportagem. Como tiveram aquele comportamento preferi esquecer que conheci as três instituições. Disse isso á professora que estava com vocês lá no Cruzeiro do Sul mesmo assim manifestando minha admiração e respeito para com essas atividades que desenvolvem.

      Foi isso Mauro. Sinto muito, pois daria uma grande e bonita reportagem.

      Em tempo: Feliz Natal e um grande abraço a você e toda sua família.

Leave a Comment