.::: BLOG DO JOTINHA :::.

LISTA DOS VEREADORÁVEIS DE VARGINHA PARA AS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM DIMINUI

novembro 16th, 2019 · No Comments · Sem categoria

Falta menos de um ano para os varginhenses elegerem um novo prefeito, um novo vice-prefeito e novos vereadores.

A lista de Vereadoráveis criada em conjunto pelo Blog do Jotinha.Com, Jornal O ARAUTO e o Facebook/Jota Junior Varginha há um ano, continuará a ser publicada até o próximo mês de maio quando acontecerão as convenções para a homologação das candidaturas de cada partido à Câmara Municipal.

Explica-se que foi proibido por lei, as famigeradas coligações pelas quais o eleitor votava no seu candidato de preferência e elegia alguém que não conhecia e nunca ouviu falar.

Assim é que na atual legislatura há vários vereadores cujos partidos não obtiveram votos suficientes para atingir o quociente eleitoral mas conseguirem por um vereador na Câmara graças aos votos que vierem de outros partidos, de outros candidatos, deviso às coligações ou alianças partidárias.

Isso acabou. Zé fini!

Agora é cada um por si.

Um partido pode ter candidato com até 3 mil votos (exemplo) mas ele não será eleito se os votos somados dos candidatos do partido não atingirem o quociente eleitoral que deverá girar em torno de 5.800 votos nas eleições do ano que vem.

No painel desta postagem foram suprimidos nomes e fotos de Carlos Cornwal, Jacy Donizete, o Cica, Cabo Gilciney e o Chaveiro Zás Trás.

Dois deles me solicitaram a inclusão do seu nome e dois foram anexados a pedido de admiradores e apoiadores que querem vê-los vereadores.

Entretanto, depois de três meses no painel, sem suas fotografias, eles não se manifestaram certamente mostrando desinteresse em ter seus nomes nesta relação.

É bom lembrar que dia 16 de abril do ano que vem, todos os partidos deverão apresentar à Justiça Eleitoral a relação dos filiados às suas siglas.

Outra coisa é que 16 partidos, como o Democracia Cristã do deputado Cleiton Oliveira, estão fora das próximas eleições e e deverão até desaparecer porque não atingiram a Cláusula de Barreira nas eleições parlamentares federais do ano passado, ficando proibidos de receber dinheiro do Fundo Eleitoral bem como participarem da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na tevê.

Adiantando-se às consequências de ter sido eleito por um partido nanico, o parlamentar que tem domicílio eleitoral em Varginha deixou o partido cristão e se filiou ao socialista PSB, o mesmo fazendo o ex-vereador do PT Rogério Bueno que também se inscreveu na sigla que em, Varginha é presidido pelo ex-vereador Armando Fortunato.

A curiosidade é que tanto Armando, pelo PSB, quanto Rogério Bueno, pelo PT, foram candidatos a prefeito nas eleições de 2016 tendo ficado em último e terceiro lugar disputando com Natal Cadorini de Elói Mendes -foi condenado pela Justiça e teve seus direitos políticos cassados por 8 anos- que ficou em segundo, e o atual prefeito Antonio Silva que se reelegeu para cumpri um histórico quarto mandato à frente dos destinos do município.

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment