.::: BLOG DO JOTINHA :::.

MINAS GERAIS – A CAIXA D’ÁGUA DO BRASIL – NÃO SABE OU NÃO QUER USAR A FORÇA QUE TEM, PORQUE SEUS GOVERNANTES, Ó!

janeiro 7th, 2021 · No Comments · Sem categoria

Tinha um lago bonito bem aqui!

MINAS GERAIS DESCONHECE A FORÇA QUE TEM OU É SUBMISSA AO ‘SISTEMA’. HOUVESSE UM NOVO ‘TIRADENTES’ E MINAS GERAIS RECEBERIA ROYALTIES DE TODOS OS ESTADOS QUE VIVEM DE SUAS ÁGUAS. DE TODAS AS MULTINACIONAIS QUE NADAM NAS FORTUNAS QUE RECEBEM PELO USO DA SUA ÁGUA, SEJA NO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO, SEJA NA ENERGIA QUE PRODUZ. O ESTADO É A CAIXA DÁGUA DE MEIO BRASIL, O BRASIL DO PROGRESSO. ALÉM DISSO, MATA A SEDE DE MILHÕES DE NORDESTINOS. QUEREM VER?

O RIO SÃO FRANCISCO

O RIO SÃO FRANCISCO NASCE NA SERRA DA CANASTRA, EXATAMENTE EM SÃO ROQUE DE MINAS, ATRAVESSA 5 ESTADOS E BANHA 521 MUNICÍPIOS, APÓS PERCORRER 2.863 QUILÔMETROS ATÉ DESAPARECER NAS ÁGUAS AZUIS DO OCEANO ATLÂNTICO NO MUNICÍPIO SERGIPANO DE BREJO GRANDE OU PIAÇABUCU. SUA BACIA DE 641 MIL QUILÔMETROS QUADRADOS NOS ESTADOS DE MINAS, GOIÁS, BAHIA, DISTRITO FEDERAL, PERNAMBUCO, ALAGOAS E SERGIPE RECEBE ÁGUA DE 158 AFLUENTES, E SOZINHO SACIA A SEDE DE 15 MILHÕES DE PESSOAS NUMA ÁREA CONTÍNUA DO TAMANHO DE MADAGASCAR, DO QUÊNIA, DA ESPANHA E DA TAILÂNDIA.

GERA ENERGIA ATRAVÉS DAS HIDRELÉTRICAS (SÓ AS PRINCIPAIS) DE TRÊS MARIAS, QUEIMADOS, PAULO AFONSO, SOBRADINHO, LUIS GONZAGA, XINGÓ E MOXOTÓ.

O RIO PARNAIBA

É, O RIO PARNAÍBA TEM DEZENAS DE AFLUENTES MINEIROS, CUJAS ÁGUAS AJUDAM A FORMAR DEPOIS O RIO PARANÁ. ELES SÃO OS RIOS ARAGUARI, TIJUCO, DA PRATA, DOURADOS, PERDIZES, BAGAGEM, UBERABINHA, POUSO ALEGRE, SÃO DOMINGOS, CAPIVARA, QUEBRA ANZOL, MISERICÓRDIA, ARANTES, SÃO JERÔNIMO, SÃO LURENÇO, DO PEIXE, PIRACANJUBA, COCAL, DOURADINHO, MONTE ALEGRE, BABILÔNIA, BOM JARDIM DE FURNAS, MANDAGUARI, CLARO, TAMANDUÁ, SALITRE, SÃO JOÃO, SANTO ANTONIO, SANTO INÁCIO E RIO PRETO.

O RIO GRANDE

O RIO GRANDE, NASCE NA SERRA DA MANTIQUEIRA, MUNICÍPIO DE BOCAINA DE MINAS, E DEPOIS DE PERCORRER 1.090 QUILOMETROS DESÁGUA NO RIO PARNAÍBA FORMANDO O RIO PARANÁ. SUA BACIA TEM 143 MIL QUILÔMETROS E ABRANGE 393 MUNICÍPIOS ATENDENDO A UMA POPULAÇÃO DE 6.E MILHÕES DE PESSOAS. A PARTIR DOS MUNICÍPIOS DE CLARAVAL E IBIRACI, MARCA A FRONTEIRA ENTRE MINAS E SÃO PAULO. NO TRAJETO RECEBE ÁGUA DE RIOS IMPORTANTES COMO O AIRUOCA, O JACARÉ, LOURENÇO VELHO, DAS MORTES, VERDE, SAPUCAÍ, CANOS, PARDO E TURVO. GERA ENERGIA ELÉTRICA NAS 12 HIDRELÉTRICAS INSTALADAS EM SEU LEITO COMO: CAMARGOS, ITUTINGA, FUNIL, FURNAS, MASCARENHAS DE MORAES (EX-PEIXOTO) LUIS CARLOS BARRETO (EX-ESTREITO), JAGUARA, IGARAPAVA, VOLTA GRANDEPORTO COLÔMBIA, MARIMBONDO E ÁGUA VERMELHA.

BACIAS FEDERAIS

COMO ESCREVI NO INÍCIO DESTA POSTAGEM, MINAS É A CAIXA D’ÁGUA DO BRASIL DO PROGRESSO E DO BRASIL COM SEDE. SEUS RIOS GERAM ENERGIA PARA TOCAR MAIS DA METADE DA ECONOMIA BRASILEIRA. VEJAM AS BACIAS HIDROGRÁFICAS MINEIRAS QUE SÃO FEDERAIS, OU SEJA, SUAS ÁGUAS SERVEM AO PAÍS APÓS ULTRAPASSAREM AS FRONTEIRAS DO ESTADO. ELAS SÃO ALÉM DO SÃO FRANCISCO, RIO GRANDE E PARNAÍBA AS BACIAS SEGUINTES: RIO DOCE – RIO ALCOBAÇA – RIO BURANHÉM – ITABAPOANA – ITAPEMIRIM – ITAÚNA – JEQUITINHONHA – JURUCUÇI – MUCURI – PARDO – PERUÍBA -PIRACICABA/JAGUARI – SÃO MATHEUS – PARAIBUNA.

MINAS É OU NÃO É UMA CAIXA D’ÁGUA? E QUE PAGAMENTO RECEBE O ESTADO POR FORNECER TODA ESSA ÁGUA PARA SÃO PAULO, GOIÁS, BAHIA E O NORDESTE, RIO DE JANEIRO, ESPÍRITO SANTO? ONDE ESTÃO NOSSOS GOVERNANTES QUE NÃO RFECLAMARAM ATÉ HOJE OS ROYALTIES TANTO PELA ÁGUA QUANTO PELA ENERGIA QUE GERAM? ANGRA DOS REIS RECEBE ROYALTIES POR TER USINAS NUCLEARES. EM SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO, OS ESTADOS BEM COMO MUNICÍPIOS, RECEBEM VULTOSAS QUANTIAS POR TEREM PETRÓLEO LÁ NO MAR, LONGE DA TERRA. EM MINAS, PELAS ÁGUAS QUE PRODUZ PARA O BRASIL, E QUE ATRAVESSAM O TERRITÓRIO MINEIRO SAINDO DE SUAS ENTRANHAS, O ESTADO NÃO RECEBE NENHUMA INDENIZAÇÃO? PIOR AINDA -CASO DE FURNAS E PEIXOTO- ROUBAM A ÁGUA PARA ALAVANCAR A ECONOMIA PAULISTA, GERAR ENERGIA A JUSANTE, EMPOBRECENDO A REGIÃO GERADORA DA ÁGUA E FAZENDO O CONTRÁRIO. EM VEZ DE CONTRIBUIR COM A ECONOMIA DAS REGIÕES SUL E SUDOESTE, PREJUDICAM SUAS ECONOMIAS, FALINDO EMPREENDIMENTOS LIGADOS AO SETOR LACUSTRE EM DEZENAS DE MUNICÍPIOS, DESTRUINDO PROJETOS, SONHOS E PIOR AINDA, LEVANDO EMPRESÁRIOS E CHEFES DE FAMÍLIA AO SUICÍDIO AO VEREM SEUS BENS DILAPIDADOS, SUAS FAMÍLIAS DESTROÇADAS, SEUS FILHOS E FILHAS PRIVADOS DA BOA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA, TUDO PELA SITUAÇÃO CRIADA PELO ‘SISTEMA’ QUE COMANDA A ÁGUA E A ENERGIA NO BRASIL, QUE ‘CURIOSAMENTE’ HOJE É DOMINADO POR MULTINACIONAIS E POR GOVERNOS COMO O DA CHINA.

 

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment