.::: BLOG DO JOTINHA :::.

TURVOLÂNDIA SEDIOU A 99ª REUNIÃO DA AVEMAG

julho 13th, 2018 · No Comments · Sem categoria

Na primeira foto, o presidente da AVEMAG Sul de Minas, Zacarias Piva, tem à sua esquerda, a anfitriã, vereadora presidente Aline Neves Paiva e o prefeito Elivelto Carvalho e à sua esquerda o Dr. Cláudio Antonio de Souza.

Tendo como anfitriã a presidente da Câmara Municipal de Turvolândia Aline Neves Paiva, a cidade recebeu hoje, terça-feira – 13-07-, dezenas de vereadores de várias cidades da região sul mineira que participaram ativamente da 99ª Reunião da AVEMAG/Sul de Minas.

O encontro, dirigido pelo presidente da entidade, o vereador varginhense Zacarias Piva, contou também com a presença do prefeito de Turvolândia, Elivelto Carvalho. No cardápio do evento vários assuntos palpitantes referente à vida legislativa regional assim como a nova realidade municipalista que se descortina face à situação econômica do país que penaliza primeiramente as prefeituras que vem assumindo indefinidamente, vários ônus de responsabilidade tanto do governo estadual quanto do governo federal. Situação que fica ainda mais preocupante face não somente o cumprimento do que determina a lei na relações governo-município, mas também a retenção de verbas e valores de propriedade dos municípios, penalizando cada vez mais as prefeituras, principalmente cidades pequenas como a própria Turvolândia.

Mas o ponto alto da reunião foi a palestra do Assessor Jurídico da AVEMAG e destacado jurisconsulto da legislação municipalista, Dr. Cláudio Antonio de Souza, versando sobre o tema Pregão Eletrônico.

Na palestra Dr. Cláudio versou sobre as mudanças que estão sendo propostas e discutidas na Câmara Federal, como o fim do pregão para obras mas com a continuidade na modalidade para compras de material de consumo. Texto aprovado pelo Senado libera os pregões para obras e compras de até R$150 mil.
Valorização do Vereador
Por seu turno, o presidente Zacarias Piva bateu na tecla que comumente prega em suas andanças pela região dirigindo reuniões como a de Turvolândia: a Valorização do Vereador.
Para Piva, as Câmaras Municipais carece ampliar seus horizontes profissionalizando sua estrutura administrativa e funcional, preparando seus funcionários e seus vereadores para exercerem na plenitude as funções de Poder.
– Somos nós os vereadores o elo de ligação entre as comunidade e os governos. Os interlocutores primeiros entre a população e os gestores. Razão de recair sobre os ombros de cada vereador de cada cidade sul mineira, mineira e brasileira, o ônus sobre as carências que assolam nossos municípios.
O primeiro a ser cobrado pelo eleitor, principalmente, é o vereador. É a ele que o cidadão e a cidadã se dirige cobrando benefícios que não chegaram, obras que não foram feitas, dinheiro que foi desperdiçado, enfim, é a ele que se dirigem para cobrar a ausência do Poder Público.
O mínimo que temos que fazer -continuou o presidente Zacarias Piva- é ser bem informado pelos prefeitos sobre o que ocorre com as políticas públicas de suas cidades. Para dar boas ou más notícias, temos que tem conhecimento do que ocorre dentro de uma prefeitura. Sejam os vereadores aliados ou adversários dos prefeitos. É um direito essencial conhecer a vida de uma prefeitura. Somente aí cada vereador poderá responder, dialogar, prestar contas e informar devidamente cada cidadão e cada cidadã, até porque cada um deles merece todo o respeito e atenção de nós vereadores”.
Piva conclamou a todos os presentes para que sejam porta-vozes de uma nova mensagem da AVEMAG/Sul de Minas: A valorização e a profissionalização de cada Câmara Municipal.
– Sendo modernos, tendo cada Câmara Municipal bem estruturada, como essa aqui onde estamos, a Câmara de Cordislândia, dirigida por uma mulher com muito brio. Sem deixar de cumprir com as obrigações constitucionais e atender aos setores da comunidade, Turvolândia construiu uma edificação moderna, bonita, funcional, que dignifica o Poder Legislativo. Começa por aí a valorização do vereador. Tendo uma Casa de Leis apresentável, funcional, obreira e interessada no conhecimento, como ocorre aqui hoje quando aprendemos muito com a palestra do Dr. Cláudio, que muito mais que seu saber jurídico, é também um conselheiro e um parceiro do mundo legislativo regional.
Encerrou sua palavras conclamando a todos para atentar para esta necessidade de atualização, modernização e profissionalização do papel legislativo como forma de aumentar a contribuição que o vereador pode dar buscando o progresso, o desenvolvimento e o bem estar da população de seus municípios exigindo em troca mais presença do executivo na informação e no tratamento com cada Legislativo de cada cidade, num ato recíproco até porque tanto os vereadores quanto os prefeitos enquanto exercendo mandatos eletivos, são empregados e servidores do pov0.
O presidente Zacarias Piva se fez acompanhar na reunião ordinária da AVEMAG/Sul de Minas, do vereador Dudu Ottoni e do diretor da Câmara Municipal Róbson Almeida.
Candidatura à Assembléia
Também na oportunidade, aproveitando o ensejo da presença de vereadores de muitas cidades da região, Zacarias Piva comunicou a todos que seu nome foi referendado pelo Diretório Regional do Partido Progressista no  início da semana em Belo Horizonte, para concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa representando Varginha e região.  Após ser cumprimentado pelos colegas e outros presentes pela iniciativa, Zacarias enfatizou a todos que a sua bandeira é e será sempre a valorização e o reconhecimento das Câmaras Municipais como o elo de ligação entre as comunidades e os gestores públicos.

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment