.::: BLOG DO JOTINHA :::.

VARGINHA: DELEGADO WELLINGTON CLAIR TRANSFORMA TERRENO ABANDONADO ATRÁS DA DELEGACIA REGIONAL EM UM ESTACIONAMENTO VIP PARA 20 VEÍCULOS.

setembro 10th, 2019 · No Comments · Sem categoria

Numa entrevista exclusiva ao jornalista Jota Junior, do Facebook/Jota Junior Varginha, do Blog do Jotinha e do Jornal O ARAUTO concedida hoje pela manhã em seu gabinete na 2ª DRPC de Varginha, o policial falou ainda de outras mudanças que imprimiu no órgão e disse das Oitivas de flagrantes gravadas em áudio visual, procedimento revolucionário já praticado em Varginha e que conquistou Belo Horizonte e Brasília.

O delegado de Polícia Civil Wellington Clair de Castro transformou antiga área abandonada nos fundos da delegacia regional de Varginha em moderno estacionamento. A área antes baldia e hoje toda utilizável conforme se pode ver nas fotos, tem mais de 700 metros quadrados de pavimentação permitindo um estacionamento de 20 veículos com folga podendo duplicar em caso de necessidade.

Professor universitário na Faculdade CNEC de Varginha, o delegado Wellington Clair de Castro numa rápida entrevista ao jornal O ARAUTO e ao Blog do Jotinha em seu gabinete falou também de outras mudanças e transformações que procedeu como forma de melhorar as condições de trabalho não somente na séde 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Varginha, bem como de todas as delegacias coligadas,da cidade e da região.

– Cheguei aqui em dezembro de 2017 e identificamos alguns vazios na estrutura da instituição e a possibilidade, até porque é necessário acompanhar a modernidade e a velocidade dos novos tempos, de aprimorar alguns setores como forma de tornar o órgão mais eficiente, com menor tempo de resposta em todas as suas atividades.

Logicamente -continua ele- me reuni primeiro com os servidores da regional e conversamos bastante. Revelei meus propósitos e fui receptivo. Aprovaram nossas ideias até porque temos um bom quadro de pessoal e que me confessaram que poderiam fazer muito mais. E começou pelo prédio da regional, que foi remodelado.

-Podemos receber de um preso a uma alta autoridade nos espaços de nossa regional, com o atendimento adequado para cada caso.

Estacionamento

Quando chegou encontrou um problema sério de funcionabilidade e acessibilidade no caso dos veículos da regional.

– Tínhamos que estacionar nossos veículos, oficiais e dos servidores na avenida Benjamin Constant que é uma via veloz muito utilizada, principalmente por ônibus pois demanda para a rodoviária. Sem contar que tem estacionamento dos dois lados. Isso dificultava muito o acesso dos veículos ligados à regional que só tinha duas vagas na parte interna, da frente.

– Ocorre – diz ainda- que atrás do prédio da delegacia havia uma área abandonada, cheia de mato e que demanda para a rua José Justiniano de Paiva onde fica agora a sede do CREA/MG. Achei se a entrada fosse por ali, poderíamos obter mais vagas para estacionar com mais mobilidade, acessibilidade, economia também, e principalmente resgatando para a estrutura da séde da regional um terreno então abandonado, cheio de bichos e insetos assim como pequenos animais peçonhentos.

Procurei a Vara Criminal do fórum e pedi a permissão para utilizar presos na mão de obra gerando economia na reforma. Contei com a ajuda da Prefeitura e com vários parceiros e colaboradores que aprovaram a nossa proposta de criar estacionamento mais amplo para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Varginha.

Dr. Wellington lembra também que era praticamente impossível receber autoridades locais, estaduais e nacionais em função do exíguo espaço de estacionamento de antes, que gerava constrangimento e muitas vezes até o cancelamento destas visitas.

O delegado pretende inaugurar o estacionamento, que ficou show, anunciando a chegada de mais três veículos para Regional de Polícia, conforme, doações através da Receita Estadual. Os veículos são os que aparecem na foto principal.

Outras ações

Na parte funcional foram feitas grandes mudanças que aperfeiçoaram o sistema e retirando encargos aleatórios.
– Acabamos com o transporte de presos pelas viaturas da Polícia Civil de outras delegacias para Varginha e vice-versa. Carro da polícia civil é para investigar. Quem faz esse transporte hoje é polícia penitenciária criada exatamente para isso. Outra coisa que fizemos foi fomentar a reativação da Delegacia da Mulher que tem hoje a Dra. Geny como sua titular (Dra. Geny Azevedo)

Oitivas gravadas

Mas a “menina dos olhos” do delegado Wellington Clair, é meio revolucionária. Uma prática que ele implantou aqui, ganhou a simpatia do governador Romeu Zema e é vista com bons olhos em Brasília pois simplifica o processo das oitivas dando mais celeridade, credibilidade e eficiência além de total transparência.

– Nossa proposta é uma alteração no Código Penal Brasileiro para que as Oitivas sejam gravadas. O que isso representa? Essa inovação que já aplicamos aqui em Varginha, é a gravação áudio visual das oitivas nos flagrantes. Essa metodologia traz vários benefícios como transparência, fidedignidade para o trabalho policial e também celeridade e economia processual começando pela papelada que deixa de existir de certa forma contribuindo com o ecologicamente correto.

A estrutura da 2ª DRPC/Varginha

A 2² Delegacia Regional de Varginha tem uma das maiores circunscrições entre todas do estado. Para os 10 municípios, possui 8 delegados 15 escrivães e 50 investigadores. Atualmente há 3.364 inquéritos em curso. Mais de 400 para cada delegado em média. No primeiro semestre de 2019, a Polícia Civil de Varginha executou com êxito 14 operações e relatou 850 inquéritos com 496 flagrantes realizados.

A Regional mantém 02 plantões regionalizados feitos por 2 delegados, 02 escrivães e3 equipes de investigações todos fixos s pronta para agir a qualquer momento e qualquer hora.
Outra introdução que deu asas á Polícia Civil subordinada à regional de Varginha foram as reuniões por vídeo conferência.

– Sabendo das dificuldades financeiras do novo governo e dos recursos escassos, para evitar gastos com transporte, gasolina, viaturas, perda de tempo e outros inconvenientes, conversamos com todosos nossos colegas e servidores por video-conferência. Além de dar celeridade às ações, todos conversamos “mesma língua” facilitando muito na ação policial.

Finalizando, uma informação importante para a população para saber o que faz a polícia civil e a polícia militar. E quem explica é o próprio delegado.

– Cabe à Policia Militar fazer o policiamento (patrulhamento) ostensivo, preventivo com o intuito de preservar a ordem pública. E a nós, da Polícia Civil dos estados, cabe atuarmos como polícia judiciária, auxiliando o Poder Judiciário na aplicação da leinos crimes da competência da polícia estadual. Ajudamos a justiça na elucidação de crimes.

Posição de Varginha

Dr. Wellington finalizou dizendo-se satisfeito com os gráficos oficiais que colocam Varginha hoje, como uma das cidades “mais seguras do estado e do país”.

Circunscrição da Regional de Varginha.

A 2ª DRPC/Varginha tem sob sua jurisdição além da Delegacia de Varginha, também Monsenhor Paulo, Carmo da Cachoeira, Elói Mendes, Três Pontas, Santana da Vargem, Boa Esperança, Coqueiral, Guapé e Ilicínea.

Tags:

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment